Guia Pratico do Cha

Guia Pratico do Cha

Os chás estão presentes em diversas culturas e, cada vez mais, fazendo parte da dieta de quem busca uma vida saudável. Para quem quer saborear a bebida da maneira mais agradável possível, algumas técnicas podem ajudar a melhorar a experiência. Carla Saueressig, que é especialista da A Loja do Chá, de São Paulo, ensina alguns pontos essenciais para quem quer saber mais sobre o assunto. Confira!

Chá ou Infusão?

Originalmente, “chá” é o nome dado à infusão feita com a espécie Camellia sinensis. Assim, os chás que existem (verde, preto, branco, vermelho e oolong) variam de acordo com o método de oxidação, mas todos são feitos dela.

Cha com Alice - cafeteria Curitiba - cha02

O que conhecemos, por exemplo, como chá mate, chá de erva doce, chá de camomila e chá de hortelã, a saber, são as infusões (ou tisanas) desses elementos.

Uma outra situação que pode acontecer é quando um chá é misturado com uma infusão. Então, a nova bebida gerada é chamada de chá aromatizado.

Os queridinhos

No Brasil, as infusões são popularmente as mais consumidas, especialmente a erva mate, pela questão cultural e por ser nativa em regiões como a Argentina, o Uruguai e o nosso próprio território. Entre os chás, o verde é o mais bebido, apesar de ser produzido em pequena quantidade no país.

Cha com Alice - cafeteria Curitiba - cha01

A qualquer hora? Quase isso

De maneira geral, os chás e as infusões de mate devem ser consumidas de manhã e à tarde, já que são bebidas que contêm cafeína. O restante das infusões podem ser bebidas também à noite, pois, como não têm cafeína, não vão espantar o sono.

Vale lembrar

De acordo com a especialista, o que se sabe é que a bebida é rica em polifenóis, combate os radicais livres, melhora o sistema imunológico e é capaz de reduzir os níveis de colesterol. Embora muitas pessoas esperem que os chás sirvam como remédios milagrosos, é preciso consultar um médico antes de apelar para qualquer tipo de tratamento, combinado?

Como preparar?

Chás
Usar de 11g a 13g por litro de água potável

  • Preto e Oolong
    Tempo de infusão: 2 a 4 minutos
    Temperatura da água: 95 graus Celsius
  • Verde e Branco
    Tempo de infusão: 1 a 3 minutos
    Temperatura da água: 60 a 90 graus Celsius

Infusões
Tempo de infusão: 5 a 10 minutos
Temperatura da água: 95 graus Celsius

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/gastronomia/guia-pratico-cha-o-que-precisa-saber-bebida/

Esse texto foi compartilhado pela Chá com Alice – Cafeteria Curitiba.

O Moelleux au Chocolat feito pela Chá com Alice é considerado por muitos o melhor bolo de chocolate do mundo. A Chá com Alice é uma Casa de Chá que tem como tema Alice no País das Maravilhas, com excelente atendimento, com produtos exclusivos, preparados especialmente para atender o paladar mais exigente. Venha provar algumas delícias e também comprar presentes do nosso empório.

Maiores contatos em contato@chacomalice.com.br

Sem comentarios

Deixe seu comentario